Bem vindos ao Pato Science

Nosso pensamento não é só de cumprir as metas para obtenção de conceito na
disciplina, mas de informar, trazer a todos os que nos visitam CONHECIMENTO,
as maravilhas da disciplina de Patologia. Assim agradecemos a visita... Sintam-se em casa.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Exercícios podem aumentar o volume do cérebro de pacientes com esquizofrenia

Exercícios podem ocasionar mudanças cerebrais benéficas - um aumento no volume de uma área conhecida como hipocampo, tanto em pacientes com esquizofrenia como em participantes saudáveis (controle).

As descobertas sugerem que o cérebro retém alguma plasticidade ou habilidade para se adaptar, mesmo naqueles com distúrbios psicóticos.

A esquizofrenia está associada com um volume reduzido em uma área cerebral conhecida como hipocampo, que ajuda a regular a emoção e a memória.

"Em contraste com outras doenças que apresentam características psicóticas, tal como o distúrbio bipolar, a esquizofrenia é muitas vezes caracterizada por recuperação incompleta dos sintomas psicóticos e incapacidade persistente", escrevem os autores. "Essas características clínicas da doença podem estar relacionadas a um dano da plasticidade neural ou a mecanismos de reorganização do funcionamento cerebral em resposta a um desafio".

A formação de novos neurônios é um componente da plasticidade. Estudos prévios mostraram que o crescimento neural no hipocampo em pessoas saudáveis pode ser estimulado pelo exercício.

Oito participantes com esquizofrenia e oito pessoas de controle foram alocados aleatoriamente para exercitar três vezes na semana, durante 30 minutos, e outros oito pacientes com esquizofrenia jogaram sinuca pelo mesmo período de tempo. O jogo aumenta a concentração e a coordenação mas não afeta a forma aeróbica. Todos os participantes se submeteram a exames de avaliação aeróbica, ressonância magnética do hipocampo, teste neuropsicológico e outras medidas clínicas antes e depois de participarem do programa de 12 semanas.

Após o programa de exercícios, o volume do hipocampo aumentou 12% em pacientes com esquizofrenia e 16% em pacientes saudáveis de controle. A forma física aeróbica melhorou em todos aqueles que se exercitaram e melhoras nos resultados do teste de memória de curto prazo foram correlacionadas com aumento no volume do hipocampo em pacientes e indivíduos de controle saudáveis.

"Estudos clínicos adicionais são necessários para determinar se incorporar exercícios ao tratamento e estilo de vida dos indivíduos com esquizofrenia traz uma melhora na incapacidade associada à doença", concluem os autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário