Bem vindos ao Pato Science

Nosso pensamento não é só de cumprir as metas para obtenção de conceito na
disciplina, mas de informar, trazer a todos os que nos visitam CONHECIMENTO,
as maravilhas da disciplina de Patologia. Assim agradecemos a visita... Sintam-se em casa.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Composto do açúcar comum silencia a epilepsia

Apesar do uso clínico por décadas, um pequeno composto de sabor doce está revelando uma nova face impressionante como possível cura para epilepsia.

Glicose deoxy- 2, ou 2DG, há muito tempo usada na identificação do rádio, scanner médico, e estudo de imagens de câncer em humanos. Mas agora, pesquisadores da University of Wisconsin-Madison descobriram que a substância também bloqueia o início dos ataques epiléticos em ratos laboratoriais.

As descobertas têm implicações potencialmente grandes em mais da metade de todos os pacientes epiléticos que atualmente não têm acesso ao tratamento, disse o autor sênior Avtar Roopra, professor assistente de neurologia na UW-Madison.

Cerca de 1% da população do mundo sofre de epilepsia, uma doença neurológica que torna as pessoas suscetíveis a ataques epilépticos. Os cientistas acreditam que os ataques, dos quais existem muitos tipos, ocorrem devido a mudanças repentinas em como as células cerebrais enviam sinais elétricos entre elas. Em cerca de 30 a 50% dos pacientes epiléticos, os tratamentos disponíveis - incluindo a remoção das partes do lóbulo temporal cerebral-são amplamente inefetivos.

2DG é essencialmente uma versão mais saborosa das dietas "cetogênicas", ou sem açúcar, que alguns pesquisadores há muito tempo recomendam aos pacientes epiléticos. De fato, a noção de dieta livre de açúcar tem seus primórdios milhares de anos atrás, nos tempos bíblicos, quando os curandeiros algumas vezes prescreviam o jejum como uma maneira potente de se defender de ataques.

Pesquisadores da UW-Madison primeiro começaram a investigar o papel do açúcar no controle de ataques depois que experimentos anteriores mostraram que crianças em dietas sem açúcar podem ter ataques epilépticos rapidamente quando consomem até mesmo uma quantidade pequena de carboidratos, como uma bolacha ou um pequeno pedaço de pão.

Mas dietas cetogênicas podem ser uma experiência ruim. "As crianças não podem comer qualquer tipo açúcar. Imagine nenhum pão ou bolo de Natal,"disse Roopra. Mas 2DG poderia funcionar como um substituto efetivo porque penetram nas células e freiam até certas enzimas celulares. Como um resultado, o corpo não pode usar sua própria glicose.

Embora dietas cetogênicas aparentam funcionar em muitos pacientes epiléticos em que tratamentos existentes não obtiveram sucesso, os cientistas têm lutado para entender a conexão celular exata entre não consumir açúcar e não ter ataques. O trabalho da UW-Madison pela primeira vez esclarece algo desse mistério.

Os cientistas acreditam que a NRSF pode também controlar genes que desempenham um papel no câncer. Roopra está planejando estudos futuros para testar a possibilidade da 2DG combater o câncer de mama, ou o espalhamento rápido de glioblastomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário